Sanitização


O que é Sanitização?

A sanitização é um processo de desinfecção voltado para redução de agentes patógenos a níveis relativamente seguros e aceitáveis. O procedimento recebe o nome de “Sanitização” devido ao produto utilizado, o sanitizante, que nada mais é que um desinfetante especifico.

.

A utilização de sanitizantes ajuda a manter sob controle a presença de microrganismos em determinado local, coibindo a contaminação cruzada, evitando assim o risco de transmissão de doenças.

.

Mas afinal, esse processo elimina todos os agentes patógenos (vírus, fungos e bactérias) do ambiente?

.

O procedimento elimina 99% de todos os agentes que representam riscos e ameaças à saúde da população, dentre eles a COVID-19.

.

Entretanto, devemos nos atentar aos métodos e procedimentos corretos. É comum utilizamos as expressões “higienizar”, “desinfetar”, “sanitizar” e “limpar”, como sinônimos, mas não são!

.

A limpeza e higienização são medidas básicas que realizamos todos os dias, como lavar as mãos, o que ajuda na remoção de sujeira perceptível, materiais contaminantes e na redução de microrganismos. A Sanitização, por sua vez, foca em métodos de aplicação e produtos específicos voltados exclusivamente a eliminação de agentes patógenos.

.

Vale a pena fazer uma Sanitização?

A Resposta é SIM.

Considerando o processo de Sanitização e como agem os sanitizantes, é notório que os protocolos de saneamento são eficazes no controle e eliminação de microrganismos nocivos, como a COVID-19.